18 de outubro de 2016

Ranking: com mesmo número de votos por estado, elegemos os 30 maiores clássicos do Brasil

Um jogo que simboliza o que há de mais forte na rivalidade entre clubes. Que tenha cor, beleza e suor capazes de chamar atenção em cada canto do país. Que atrai atenção mesmo estando a léguas de distância. Afinal, quais são os maiores clássicos do Brasil? Resolvemos de uma vez por todas encerrar essa discussão. Encerrar não. Na verdade daremos ingredientes para continuá-la. Ouvimos o mesmo número de jornalistas de cada um dos 27 estados (incluindo o Distrito Federal) para termos um olhar verdadeiramente nacional. 

Saímos a campo pegando opiniões de jornalistas de veículos variados pelo país. Ouvimos 11 de cada estado, formando um corpo de jurados de 297 pessoas. Mas o TOC é grande, e para chegarmos a 300 obtivemos listas de três jornalistas estrangeiros radicados no Brasil. No final das contas, trezentas relações dos 10 maiores clássicos na opinião de cada um


Carrossel Votação Clássicos 300

Para contabilizar, atribuímos a pontuação da seguinte maneira: 
1º lugar - 10 pontos / 2º- 9 / 3º - 8 / 4º - 7 / 5º - 6 / 6º - 5 / 7º - 4 / 8º - 3 / 9º - 2 / 10º - 1

O ranking final teve Grêmio x Internacional como o maior clássico do Brasil, seguido muito perto por Corinthians x Palmeiras. Flamengo x Vasco, Flamengo x Fluminense e Atlético-MG x Cruzeiro completam o Top 5. 

Info Votação Clássicos
Gre-Nal campeão em 12 estados; Fla x Vasco em 7; Corinthians x Palmeiras em 6


O mais curioso é dividir as escolhas por estado. É interessante ver que o Gre-Nal venceu em 12 locais: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Mapa maiores clássicos opinião por estado
 
Flamengo x Vasco ficou na liderança em sete: Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Maranhão, Piauí e Rondônia. 


Corinthians x Palmeiras teve a maior pontuação em seis estados: Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe. 


Por fim, campeões em um estado cada ficaram o Fla-Flu (Alagoas) e Atlético-MG x Cruzeiro (Minas Gerais).

Artes de Vinicius José e Débora de Deus
Blog Pombo sem Asa
Por Bernardo Pombo

Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário