21 de março de 2016

Icasa perde para o Tiradentes e amarga o 3º rebaixamento em 3 temporadas

Rebaixamento do Icasa é o terceiro em três temporadas (FOTO: Reprodução)
Rebaixamento do Icasa é o terceiro seguido em três temporadas (FOTO: Reprodução)
Após amargar mais uma derrota para o Tiradentes na tarde deste domingo (20), por 2 a 0, o Icasa está rebaixado para a Série B do Campeonato Cearense,faltando duas rodadas para o término da Série A. Com o resultado, o clube de Juazeiro do Norte tem o seu sexto rebaixamento em 11 anos.
Com a derrota, o Verdão do Cariri acumulou sua quarta derrota em quatro jogos da competição. Este é o terceiro rebaixamento do Icasa em três temporadas, sendo os outros dois pelo Campeonato Brasileiro.
No entanto, apesar do resultado negativo, o empate entre Itapipoca e Quixadá, por 2 a 2, foi determinante na queda do Verdão. Com o empate, o Quixadá chega a sete pontos e o Itapipoca a quatro, deixando o Icasa matematicamente rebaixado. 
Rebaixamentos nacionais
Há 10 anos que o Icasa não disputava a 4ª divisão do Campeonato Brasileiro. A equipe cearense oscilou entre a Série C e B durante esse período. De 2006 a 2009 ficou na 3ª, subindo no último ano para a Série B, em 4º lugar. Contudo, não conseguiu permanecer por muito tempo na competição, e dois anos depois acabou caindo e voltando para a Terceirona. Mas no ano seguinte, o time de Juazeiro do Norte foi vice-campeão da Série C, voltando à B.
Em 2013 o Icasa ganhou projeção nacional por entrar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para conseguir chegar à elite do Campeonato Brasileiro. O time do Verdão terminou em 5º lugar, com 59 pontos, 1 ponto atrás do Figueirense (4º). Na época, a equipe de Juazeiro alegou que o time catarinense teria utilizado um jogador irregular e por isso teria que perder 6 pontos na tabela. Desta forma, o Icasa ganharia a vaga.
No entanto, o “tiro saiu pela culatra” e o Verdão acabou entrando em um imbróglio e sendo excluído da Série B de 2014. Porém, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) derrubou a liminar e o Icasa conseguiu disputar o certame do ano passado. Mas seria um ano ruim para o time icasiano. A equipe perdeu peças importantes, terminou em 18º lugar e acabou sendo rebaixada para a Série C deste ano.
Em 2015, o ano foi totalmente desastroso. O Verdão do Cariri não conseguiu fazer uma boa campanha na Terceirona deste ano e acabou caindo com duas rodadas de antecedência. O Icasa conseguiu apenas 7 pontos em 48 possíveis, resultando em um aproveitamento pífio de apenas 14,5%. Mais de 50 jogadores entre contratados e dispensados, crises internas e financeiras durante a competição foram alguns motivos para que o time terminasse caindo para a última divisão do Campeonato Brasileiro.
Campanha do Icasa nos últimos 10 anos no Campeonato Brasileiro:
SÉRIE C
2005 – 24º
2006 – 22º
2007 – 42º
2008 – 18º
2009 – 4º (acesso à Série B)
2012 – 2º lugar (acesso à Série B)
2015 – 18º (rebaixado à Série D)

SÉRIE B
2010 – 12º
2011 – 17º (rebaixado à Série C)
2013 – 5º lugar
2014 – 18º (rebaixado à Série C)

Por Matheus Ribeiro
Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário