13 de fevereiro de 2016

VAI COMEÇAR A MAIOR COMPETIÇÃO DE FUTEBOL DO NORDESTE - COPA DO NORDESTE - EDIÇÃO 2016

Um dos campeonatos mais charmosos do Brasil, a Copa do Nordeste começa neste sábado e dá ao campeão uma vaga na Copa do Brasil. A competição traz os melhores time da região e inúmeras curiosidades. Neste ano, terá dois participantes da Série A do Campeonato Brasileiro - Santa Cruz e Sport -, diversos clubes postulantes ao título, Ceará, Fortaleza, Sampaio Corrêa, e Bahia entram nessa briga e algumas surpresas. Tem até técnico multicampeão como lateral de grandes equipes e muito mais...
A Copa do Nordeste é composta por quatro etapas. Na primeira fase, os 20 clubes classificados são divididos em cinco grupos, sendo que apenas o primeiro de cada chave avança às quartas de final, além dos três segundos com melhores índices técnicos. A partir daí, as equipes se enfrentam em sistema mata-mata, até chegar à decisão.
Confira abaixo um pouco mais de cada equipe:
GRUPO A
ABC

O ABC tenta se reerguer após o rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série C. A diretoria investiu e trouxe o experiente Lúcio Flávio, mas os resultados estão longe de agradar. O Elefante já está eliminado da Copa Cidade de Natal e cada vez mais longe de acabar com a hegemonia do rival América, que já dura dois anos. No comando da equipe está Narciso, aquele mesmo, ex-jogador do Santos. O treinador está na corda bamba e trata a Copa do Nordeste como prioridade para uma reviravolta.A famosa taça da Copa do Nordeste

A famosa taça da Copa do Nordeste
CAMPINENSE - PB

Atual campeão do Campeonato Paraibano, o Campinense vem fazendo um grande Estadual. A Raposa está invicta e na liderança isolada do Grupo A do torneio. A temporada 2016 promete, já que manteve o técnico Francisco Diá, técnico que levou o clube ao título em 2015. A Copa do Nordeste é o grande objetivo da equipe, que conta com nomes como Roger Gaúcho e Leandro Sobral.

IMPERATRIZ - MA

Entre os integrantes do Grupo A, o Imperatriz aparece como o azarão, mas engana-se quem pensa que será um adversário fraco. O Cavalo levou o título do Campeonato Maranhense no ano passado e aparece como principal rival do Sampaio na busca pela taça neste ano, que não começou muito bem. O time não venceu uma partida sequer no Estadual e já foi eliminado no Primeiro Turno. Desde o início, porém, já falavam da Copa do Nordeste. A equipe, no entanto, passou uma mudança técnica nos último dias. Marcelo Salles saiu para a entrada de Pedrinho Roch, que retorna ao clube após 11 anos.

SALGUEIRO - PE

Ano após ano, o Salgueiro vem ganhando destaque no Estado de Pernambuco. O Carcará já tirou o Náutico da Copa do Nordeste deste ano e promete fazer ainda mais bonito neste ano. Sob o comando do téncico Sergio China, o time já é um dos destaques no Estadual, sendo a grande pedra no sapato das equipes mais tradicionais. Anderson Lessa é o 'matador'.

GRUPO B
AMÉRICA-RN

América-RN aparece como a grande força do Rio Grande do Norte. É bicampeão Estadual e está com um pé na decisão da Copa Cidade de Natal de 2016, mas ainda vive altos e baixos. No banco de reservas tem Aluísio Moraes, conhecido como Aluísio Guerreiro, treinador que marcou época como jogador no Mecão nos anos 70 e com passagens por Flamengo e Santos. Entre os jogadores, Felipe Macena aparece com o grande destaque.

CRB - AL

Representando Alagoas, o CRB aparece como um dos fortes candidatos ao título. O Galo vem jogando o fino da bola no Estadual, em que é o atual campeão, e promete fazer bonito na Copa do Nordeste, sob o comando do experiente Mazola Júnior, treinador com boas passagens pelo Estado de São Paulo. A Comissão de frente da equipe exige respeito. Neto Baiano comando o ataque. Vem mais 'frescando' por aí?
Mazola Júnior, o cara do CRB

Mazola Júnior, o cara do CRB
CORURIPE - AL

Campeão do Alagoano de 2014, o Coruripe tenta encontrar forças para voltar a ser evidência no cenário nacional. Logo na primeira fase da Copa do Nordeste, porém, caiu contra o conterrâneo CRB, o que dá mais um brio para competição. Apesar de todo entusiasmo, o time não está passando por um período turbulento no Estadual, são quatro tropeços seguidos, e precisa buscar quanto antes a reabilitação. O técnico é Jaelson Marcelino.

ESTANCIANO - SE

Estanciano está longe de ser considerado um favorito ao título, mas deve ser uma pedra no sapato de muita gente. No Campeonato Sergipano, vem fazendo uma campanha regular, com grandes chances de avançar à segunda fase. Apesar de não estar tendo um ano ruim, a diretoria do clube optou por já mudar de treinadores. Pondé e Iêdo Morgado deixaram o time e quem assumiu para a Copa do Nordeste foi Ewerton Câmara.

GRUPO C
BAHIA - BA

Junto com Santa Cruz, Sport, Ceará e Fortaleza, o Bahia aparece como grande favorito ao título. Sob o comando do 'fujão' Doriva, o Tricolor montou uma equipe competitiva tanto para ficar com a taça, como para voltar à elite do futebol brasileiro. Um ataque com Edigar Junio e Hernane Brocador não é para qualquer um. Isso sem contar o retorno de Marcelo Lomba, que assume o posto de camisa 1 da equipe. No Estadual, segue com 100% de aproveitamento. Para fechar com chave de ouro, é só chamar o 'robôzão' que alegra os torcedores.
Veremos mais o 'robozão' nas vitórias do Bahia na Copa NE? - divulgação/EC Bahia

Veremos mais o 'robozão' nas vitórias do Bahia na Copa NE?
CONFIANÇA - SE

Atual campeão, e líder do Campeonato Sergipano de 2016, o Confiança aparece com potencial para ser um dos protagonistas da Copa do Nordeste. O Dragão estava invicto até esta quinta-feira, quando perdeu para o Itabaiana, por 2 a 1. O artilheiro Leando Kível é o grande destaque da equipe, comandada por Betinho, técnico com passagens por Guaratinguetá, Marília e Juventus.

JUAZEIRENSE - BA

O Juazeirense ainda é uma incógnita. Após boa campanha no Campeonato Baiano da última edição, o clube não aspira muita confiança. Ainda não venceu e esse ano e é outro que pode ser tratado como azarão. Fez um jogo duro contra o Bahia, na primeira rodada do Estadual, mas não deve passar da primeira fase da Copa do Nordeste. O técnico Sérgio Araújo é ambicioso e prometeu títulos para a equipe neste ano.

SANTA CRUZ - PE

A expectativa é grande em cima do Santa Cruz. O Coral não começou o ano tão bem, mas retornou à elite do futebol brasileiro após uma década. O técnico Marcelo Martelotte conseguiu manter seus principais destaques, a exemplo do atacante Grafite, ex-São Paulo e Seleção Brasileira, e pode sim ser considerado como um dos favoritos.
Grafite é o grande destaque do Santa Cruz na temporada - www.pe.superesportes.com.br

Grafite é o grande destaque do Santa Cruz na temporada
GRUPO D
BOTAFOGO-PB

Integrante da Série C do Brasileiro, o Botafogo é o principal concorrente do Campinense na disputa pelo título do Paraibano. Para a Copa do Nordeste, ninguém sabe o que esperar. O Belo está invicto na temporada e promete. O time conta com a experiência de Itamar Schülle, que levou o Operário ao título Paranaense de 2015. No time tem o veterano Warley, ex-atacante do Palmeiras.

FORTALEZA - CE

O Fortaleza começou 2016 com tudo. Foram seis jogos e cinco vitórias neste início de Cearense. Flávio Araújo está no comando da equipe e promete levar o Tricolor de volta à Série C. O treinador já foi campeão por vários times em que passou e aqui não deve ser diferente. Núbio Flávio é o destaque da equipe.
Fortaleza é o favorito ao título da Copa NE?

Fortaleza é o favorito ao título da Copa NE?
RIVER-PI

Bicampeão Piauiense, o River pode dar trabalho na Copa do Nordeste. É considerado o time mais fraco do grupo, mas pode surpreender. No Estadual vem fazendo uma boa campanha, mas está atrás do seu arquirrival Flamengo. O técnico Zé Teodoro montou uma equipe modesta, porém, muito competitiva. De olho, neles!
SPORT - PE

O Sport fez um bom ano de 2015, mas perdeu força nesta temporada. Suas principais peças saíram e reconstrução é a palavra de ordem. O técnico Falcão tem quebrado a cabeça, mas ainda não achou o time ideal, que tem como destaque Durval, jogador campeão da Libertadores pelo Santos.
GRUPO E
CEARÁ - CE

Após um 2015 complicado, quando por muito pouco não foi rebaixado à Série C do Campeonato Brasileiro, o Ceará aposta em um ano de vitórias em 2016. O acesso à elite é a prioridade, mas a Copa do Nordeste também aparece entre os objetivos. A diretoria manteve Lisca 'doido' no comando, mas não tem um time de encher os olhos. Existe, porém, uma expectativa em um possível retorno de Magno Alves, mas não passa disso.

FLAMENGO-PI

Ninguém dá nada para o Flamengo, mas ele pode incarnar o todo poderoso do Rio e se transformar em um bicho papão na competição, ou não incomodará ninguém. No Piauiense, porém, está invicto e é o atual líder. O técnico é Athirson, lateral consagrado com passagens por Santos, Cruzeiro e Flamengo, além de Juventus, da Itália. É apenas a segunda experiência do treinador, que parece ter montado um time ajustado e pronto para conquistar alguns pontinhos.

SAMPAIO CORRÊA - MA

O Sampaio é outro que promete botar fogo na competição. No Maranhense disputou cinco partidas e venceu quatro, é o líder e quer como prêmio a Copa do Nordeste. A diretoria foi ambiciosa, trouxe Marcelo Chamusca, treinador rodado no território nordestino, e manteve Pimentinha, seu principal destaque.

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

Terceiro integrante baiano, o Vitória da Conquista pode ser tratado como zebra. No Estadual, ainda não venceu, mas também não perdeu. Porém, mostrou que pode fazer frente aos principais clube do Nordeste, como fez com o xará Vitória. Tem como técnico Lima Baiano.

Próximos Jogos
Coruripe-ALxAmérica-RN
13/02/2016 18:00
Fortaleza-CExRiver-PI
13/02/2016 18:00
ABC-RNxCampinense-PB
13/02/2016 20:30
Imperatriz-MAxSalgueiro-PE
13/02/2016 20:30
Estanciano-SExCRB
13/02/2016 23:00
Santa Cruz-PExBahia-BA
14/02/2016 18:00
Botafogo-PBxSport-PE
14/02/2016 18:00
Vitória da Conquista-BAxCeará-CE
14/02/2016 18:00
JuazeirensexConfiança-SE
14/02/2016 20:30
FlamengoxSampaio Corrêa-MA
14/02/2016 20:30

Futebol Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário