14 de março de 2015

Como montar uma armadilha para o mosquito da dengue

armadilha dengue. como fazer jpg
Prevenir a dengue deve ser uma obrigação de todos, pois, varias cidades do Brasil estão com surto de dengue. Não deixar pneus,embalagens e recipientes acumulando água é a maneira mais importante para evitar a proliferação de mosquitos Aedes aegypti. Mas com uma simples garrafa pet de um e meio a dois litros, é possível fazer uma armadilha que retira do ambiente as
futuras gerações de mosquitos, e hoje você vai aprender a fazer uma armadilha para o mosquito da dengue.

Construir uma armadilha para o mosquito da dengue é muito simples, e você provavelmente tem quase todos os itens na sua casa, Depois de pronta, ela vai atrair as fêmeas de mosquitos para depositarem seus ovos naquela maternidade. Os ovos ficam fixados na borda interna da tampa da armadilha,quando nascem as larvas, elas descem pelo bocal atrás de comida e não conseguem mais sair.

Veja como montar uma armadilha para o mosquito da dengue

Itens necessários
Uma garrafa PET
Lixa de madeira do tipo 220
Fita isolante
Micro tule (você encontra em lojas de tecidos ou armarinhos)
Tesoura
Alpiste ou comida para gato

Modo de fazer
armadilha dengue
1 – Use tesoura para cortar uma garrafa pet grande em duas partes. Para ficar mais fácil, amasse a garrafa até obter uma dobra e, só então, perfure o plástico e corte os dois pedaços. Guarde o anel do lacre da tampinha.
2 – Com uma lixa, lixe toda a superfície interna da parte superior da garrafa, aquela em forma de funil. Faça isso até o plástico ficar fosco e áspero. Essa será a tampa da sua armadilha.
3 – Remova o anel do lacre da tampinha sem danificá-lo. Corte um pedaço de microtule – tem que ser micro mesmo, para bloquear a passagem das larvas – e use o anel para prendê-lo à boca do funil, empurrando até pelo menos a segunda volta da rosca.
4 – Triture algumas sementes de alpiste ou uns 10 grãos de ração para gatos, jogue no fundo da base da garrafa e coloque água. Os micróbios que ficam em volta dessas iscas vão se multiplicar e servir de alimento para as larvas.
dengue
5 – Posicione o funil, com a boca para baixo, dentro da base da garrafa. Depois de encaixar as duas peças, use fita isolante para fixá-las. Certifique-se de que a estrutura foi realmente vedada.
6 – Aumente o nível de água, procurando o ponto médio entre o topo da armadilha e a boca da garrafa. Marque essa altura com um pedaço de fita. Você terá que completar conforme o líquido for evaporando.

Como funciona a armadilha para o mosquito da dengue

armadilha dengue final
7 – A mãe aegypti depositará seus ovos na parede da garrafa, logo acima da linha da água. Depois de uma semana, complete o líquido até o nível marcado – a partir de agora, você deve observar diariamente e acrescentar água quando necessário.
8 – Em contato com a água, os ovos eclodirão. E as larvas, famintas, vão nadar até o fundo da garrafa, através do microtule. Depois de comer, crescer e atingir o estágio adulto, os insetos não conseguem mais passar pela rede e morrem afogados. Termina, assim, uma geração de mosquitos.
Você sabia ?
Que só as fêmeas do Aedes aegypti picam as pessoas; e que elas têm capacidade para voar até 200 metros na sombra, e produzir uma média de 300 ovos durante sua vida?;
Que os ovos de Aedes aegypti, depois de secos, podem continuar viáveis por até dois anos numa superfície seca, esperando a presença de água para eclodir?
Que existe um componente genético na dengue hemorrágica. Ou seja, há pessoas que, mesmo sendo contaminadas pelos mosquitos nunca apresentam os sintomas da dengue – mesmo sendo picada pelo aedes aegypti -, enquanto tem outras que, se contaminadas, vão expressar a virose de forma branda, intermediária ou grave, podendo até manifestar a forma hemorrágica?
Que as estatísticas indicam que 57% de todos os casos de dengue hemorrágica registrados no mundo acontecem em crianças com oito anos.
Vamos divulgar e ajudar a combater esse mosquito !
Por Andreia Landa Pandim
Mundoconectado
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário